Sobre Nós

A Mina Du Veloso é um território vivo de memória, ancestralidade e afroturismo em Ouro Preto. 

Patrimônio Cultural Reconhecido pelo IPHAN

Visita Guiada

Realizamos visitas guiadas pela Mina Du Veloso, apresentando seus túneis, histórias e memórias, com foco no papel dos africanos escravizados na formação histórica de Ouro Preto.

Valores Acessíveis

Praticamos valores acessíveis para ampliar o acesso ao patrimônio histórico, oferecendo meia-entrada para estudantes e idosos de forma contínua.

Ações Culturais

Promovemos ações culturais voltadas à educação patrimonial, à valorização da cultura afro-brasileira e ao diálogo com a comunidade.

Afroturismo Decolonial

Atuamos no afroturismo decolonial ao priorizar narrativas negras, saberes ancestrais e uma leitura crítica da história brasileira.

nossa história

Bem vindo(a) ao nosso
território de memória.

A Mina Du Veloso é um território vivo de memória, ancestralidade e afroturismo em Ouro Preto. Recuperada e aberta ao público em 2014 por Eduardo Evangelista Ferreira, transformou uma antiga ruína do ciclo do ouro em um espaço de educação patrimonial, ciência afetiva e turismo de base comunitária.

Aqui, o passado é sentido e interpretado de forma sensível e decolonial. As visitas são conduzidas por jovens moradores da Serra de Ouro Preto, que protagonizam a mediação do patrimônio e fortalecem a conexão entre memória, território e comunidade.

Além das visitas guiadas, realizamos ações culturais, educativas e comunitárias que valorizam o legado afro-mineiro e o pertencimento local.

A Mina Du Veloso é hoje referência em narrativas afrocentradas e governança patrimonial pós-extrativa — um espaço onde resistência, conhecimento e futuro se encontram.

 

Galeria de Imagens

O que dizem nossos visitantes

Mais sobre a Mina du Veloso

A Mina Du Veloso possui ampla visibilidade em veículos de comunicação de alcance nacional, regional e especializado, além de canais institucionais e próprios, que atestam seu reconhecimento público, sua relevância cultural e seu alinhamento com políticas de patrimônio e igualdade racial. Confira abaixo mais iformações sobre a Mina. Estamos aguardando sua visita!